GRParaná
MENU
21 de setembro de 2020, 14:47

Projeto oferece ajuda online e gratuita para vestibulandos de escola pública

O fundador do projeto, Vinícius de Andrade, conta que a ideia surgiu quando ele começou a estudar na USP. Vindo de escola pública, ele ficou surpreendido com a estrutura do campus e queria que outros estudantes também tivessem essa oportunidade.

Ao todo, mais de 30 mil alunos já foram beneficiados. Foto: Agência Brasil



Para ajudar vestibulandos de escola pública, um projeto oferece serviços de correção de redação, organização de estudos, monitoria e auxílio na escolha profissional gratuitamente. Via aplicativo de mensagens, o Projeto Salvaguarda atua desde 2017 e está com vagas abertas para o Paraná. Ao todo, mais de 30 mil alunos já foram beneficiados.

O fundador do projeto, Vinícius de Andrade, conta que a ideia surgiu quando ele começou a estudar na USP (Universidade de São Paulo). Vindo de escola pública, ele ficou surpreendido com a estrutura do campus e queria que outros estudantes também tivessem essa oportunidade.

“O Salvaguarda nasceu como uma tentativa de aproximar universidades de estudantes de escolas públicas, para democratizar o acesso à informação e possibilitar à esses alunos um conhecimento sobre as possibilidades de escolha e de quais caminhos seguir após o ensino médio.

Se o aluno não quiser fazer o ensino superior, tudo bem, desde que ele tenha conhecimento de seus direitos, saiba que existem universidades públicas, possibilidades de intercâmbio, bolsa de pesquisa, auxílio alimentação, moradia. São ferramentas que o Estado muitas vezes não oferece, é uma luz no fim do túnel”, afirma Vinicius de Andrade.

Até o início do ano, o projeto era feito presencialmente em parceria com escolas, mas com a pandemia ele foi adaptado para o meio virtual e a chegou em outros estados, como no Paraná.

“Com a pandemia veio a mudança e a reformulação do modelo para que fosse possível trabalhar no formato on-line. São quatro ferramentas disponíveis para o estudante: correção da redação do Enem, auxílio na escolha profissional, tutores para ajudar na organização dos estudos e grupos de monitoria de todas as disciplinas que servem como um canal direto entre o aluno e os monitores dessas disciplinas, que estão dispostos a ajudar e sanar dúvidas”, explica.

O único requisito para receber a ajuda é ser estudante da rede pública, mas as vagas são ilimitadas. Até o momento, o Paraná conta com 15 voluntários e 10 alunos no projeto. Para participar, basta entrar em contato informando nome completo, cidade e escola em que estudou. Depois, os alunos são redirecionados para uma triagem.

 


Com informações Agência Brasil 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos