GRParaná
MENU

TURISMO

SEGURANÇA
24 de janeiro de 2021, 11:51

Corpo de Bombeiros alerta sobre cabeças d’água

Aumento repentino no volume das águas de rios representa grande risco de para banhistas

 

Fenômeno pode acontecer mesmo em dias ensolarados: todo cuidado é pouco. Foto: CBPR
 

 


 

O Corpo de Bombeiros Militar atua em todo Paraná de forma permanente. E emitiu um alerta a todas as pessoas que costumam procurar rios e cachoeiras para banhar-se. As cabeças d’água, fenômeno que faz aumentar repentinamente o volume das águas, representam um grande risco aos banhistas.

 

De acordo com a tenente Ana Paula, relações públicas do Corpo de Bombeiros, explica que a cabeça d’água é uma situação que ocorre especificamente nas cabeceiras dos rios e em cachoeiras. “Ela acontece quando uma nuvem volumosa se rompe de repente e forma uma chuva rápida, despejando muita água e aumentando o volume do rio ou cachoeira de forma súbita. Esse fenômeno acaba por causar acidentes, principalmente afogamentos”, detalha.

 

Ela comenta que os momentos de descontração nos rios devem ser feitos com muita atenção e aproveitados com segurança. “A primeira dica é sair da água o mais rápido possível, procurando a margem mais perto de você. Dê preferência a pontos mais elevados e aguarde o volume das águas baixar. Não tente atravessar de uma margem à outra e, caso necessário, aguarde socorro dos guarda-vidas”, instrui.

 

Quaisquer atividades que fazemos quando passamos o dia à beira de rios devem ser feitas com muita prudência, segundo a tenente. “Não consumir bebida alcoólica é fundamental, porque os riscos de acidentes aumentam muito. E as crianças necessitam de mais atenção ainda, que precisam sempre estar em companhia de um responsável”, aconselha.

 

 

Assista vídeo sobre o tema em https://youtu.be/RedT7fRsucM

 


 

 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos