GRParaná
MENU

REGIONAL

SAÚDE
10 de fevereiro de 2021, 19:07

Celso Pozzobom realiza sua primeira reunião como presidente do Samu

Prefeito de Umuarama preside o conselho deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná, um dos maiores do País

 

Conselheiros discutiram a necessidade de readequação de escalas na área médica. Foto: PMU
 

 


 

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, comandou nesta quarta-feira (10) sua primeira reunião como presidente do conselho deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), órgão responsável pela gestão do Samu Noroeste.

 

Considerado um dos maiores do país em estrutura, área de atuação e população atendida, o Samu Noroeste tem também a participação dos prefeitos Clodoaldo Fernandes dos Santos (Nova Tebas), Marco Antônio Franzato (Cianorte), Tauillo Tezelli (Campo Mourão), Ocelio Cesar Ferreira Leite (São Tomé) e Rafael Brito do Prado (Moreira Sales).

 

Após saudar os participantes e agradecer pelas presenças, Pozzobom colocou em discussão os assuntos da pauta a serem deliberados, como a apresentação dos funcionários com cargos em comissão, contratação de funcionários por processo seletivo simplificado (PSS) para repor profissionais afastados ou de atestado médico, relocação de funcionários nas unidades, entre outros temas operacionais.

 

“Enfrentamos escassez regional de funcionários, por isso pode ser necessário remanejamento e algumas adequações”, disse o prefeito de Umuarama.

 

Em deliberação, os membros do conselho aprovaram a cessão de dois funcionários entre as bases, sem ônus para o consórcio. O contador do Ciuenp, Denis Marcos Facci, apresentou ao conselho a prestação de contas do exercício 2020 e lembrou que desde 2011 não há reajuste no repasse de recursos do governo federal. Apresentou também relatórios sobre as despesas e recursos do consórcio relativas a 2020 a fim de demonstrar o paradigma no balanço financeiro.

 

Outro tema abordado foi a inadimplência por regionais de saúde, proventos do consórcio com custos, arrecadação, repasses e custo per capita (por habitante atendido), que hoje é de R$ 1,06, mas que atualmente está fixado em R$ 1,00 por não ter sido aprovada correção em assembleia no ano passado.

 

Os conselheiros discutiram ainda a necessidade de readequação de escalas na área médica, avanços e progressos nos serviços prestados pelo consórcio, bem como o comprometimento de todos os membros em auxiliar o presidente a fiscalizar e cobrar dos municípios a discussão dos assuntos pontuados no edital de convocação.

 

Pozzobom destacou a importância do Samu 192 Noroeste para todos os municípios integrantes do consórcio e os membros presentes mostraram satisfação com a maneira como o trabalho vem sendo conduzido, comprometendo-se a fortalecer o presidente e aproximar o conselho das bases do Samu.

 

O Ciuenp tem como coordenadora geral Eliana Beraldo, coordenadora de enfermagem Kesia Alessandra Jordão Ribeiro Franco, coordenador de frota Fábio Dias, coordenador médico Alain Barros Correa, procuradora jurídica Isabela Pinheiro, coordenador de recursos humanos Adriano Horn e coordenador financeiro e administrativo Mauro Teixeira Liutti.

 


 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos