GRParaná
MENU

POLICIAL

Assessoria
19 de outubro de 2021, 17:34

Mulheres em situação de rua serão orientadas sobre prevenção ao câncer de mama

A campanha Outubro Rosa, que tem foco na prevenção ao câncer e é um estímulo para que as mulheres procurem realizar exames, tem várias ações em Umuarama.

Mulheres em situação de rua serão orientadas sobre prevenção ao câncer de mama
 

 

 


A campanha Outubro Rosa, que tem foco na prevenção ao câncer e é um estímulo para que as mulheres procurem realizar exames, tem várias ações em Umuarama. Nesta quarta-feira (20), fazem parte do público-alvo mulheres em situação de rua, especialmente as que se concentram na região da Praça da Bíblia, Terminal Rodoviário Urbano e Rodoviária. As ações serão coordenadas por equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Saúde Escola – Unipar.

Segundo a enfermeira responsável pela UBS, Marcília Martins de Oliveira, as atividades serão desenvolvidas em parceria com o Centro Pop e o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar). “Entre outras ações, vamos levar alguns objetos para orientação sobre a doença, como mamas e colos ilustrativos, desses utilizados em aulas de anatomia, que utilizaremos para demonstrar os estágios da doença”, explica.

As abordagens serão feitas durante todo o período da manhã, com rodas de conversa sobre questões da saúde da mulher, física e emocional, violência, orientações sobre o autoexame e o câncer de mama. “Nosso objetivo, além de conscientizar e estarmos próximos a elas, é criar este vínculo de confiança para que possamos dar continuidade no trabalho que realizamos nas ruas. Promovemos todo o cuidado com a nossa equipe multidisciplinar para acompanhar essas pessoas”, destacou Roger Giopatto, coordenador do Centro Pop.

Marcília observa ainda que ações como esta, que levam a informação até as mulheres, é fundamental. “Muitas vezes elas nem pensam em buscar atendimento médico, por razões diversas, que vão desde falta de autoestima, até vergonha de chegar a um posto de saúde ou hospital, além de documentação, a questão das vestimentas e da higiene corporal”, pontuou, acrescentando que o câncer muitas vezes é rápido demais, por isso a necessidade de incentivar que todos procurem cuidar da saúde.


 

 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos