GRParaná
MENU

UMUARAMA

Assessoria
19 de outubro de 2021, 18:12

Equipe da Vigilância Ambiental recolhe escorpiões na região do Detran

Após a captura de dois escorpiões próximos aos banheiros da 20ª Ciretran – unidade do Detran em Umuarama –, na última sexta-feira, uma equipe do Serviço de Vigilância Ambiental realizou busca ativa nesta segunda-feira,18, e encontrou mais um espécime.

Equipe da Vigilância Ambiental recolhe escorpiões na região do Detran
 

 

 


Após a captura de dois escorpiões próximos aos banheiros da 20ª Ciretran – unidade do Detran em Umuarama –, na última sexta-feira, uma equipe do Serviço de Vigilância Ambiental realizou busca ativa nesta segunda-feira,18, e encontrou mais um espécime. Tem sido comum o aparecimento de animais peçonhentos na Zona 5, região próxima à Praça Anchieta, por isso as autoridades de saúde recomendam que a população permaneça atenta.

Embora a picada seja dolorida, os escorpiões pretos não representam grande perigo. Os mais venenosos são os amarelos, principalmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde debilitada. “Os dois tipos foram encontrados no Detran e funcionários relataram que escorpiões já foram vistos em outras ocasiões. Nestes casos é importante informar a saúde para o mapeamento dos locais, a busca ativa – que pode recolher outros espécimes – e para orientação às pessoas”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva.

Desde janeiro deste ano, já foram achados 20 escorpiões amarelos na região da Praça Anchieta, que lidera a estatística em Umuarama. Também houve 15 capturas no Conjunto Guarani, seis no Parque Jabuticabeiras, cinco no Jardim Modelo e quatro no Conjunto Verde Vale. “O atendimento dos casos envolvendo escorpiões ficou limitado à coleta, durante a pandemia. Agora reativamos a equipe e voltamos com buscas ativas e orientações, justamente na época de mais atividade dos animais devido ao período de procriação”, acrescentou o coordenador.

Carlos Roberto orienta que, para prevenir o surgimento de escorpiões, a população deve manter os quintais limpos, sem presença de entulho de construção, telhas, lajotas e madeiras, e dedetizar as casas com frequência para eliminar baratas e insetos – que fazem parte da cadeia alimentar e atraem escorpiões e aranhas peçonhentas. “Eles circulam pelo esgoto, à procura de baratas, e por isso costumam aparecer nos banheiros com mais frequência”, completou.

A equipe de animais peçonhentos da Vigilância Ambiental continuou com as buscas ativas na tarde de segunda-feira e nesta terça, no Parque Jabuticabeiras e nas imediações do Centro de Convivência do Idoso, na Zona V. Caso encontre escorpiões em casa ou demais estabelecimentos, a população deve entrar em contato com a vigilância pelos fones (44) 3639-1930 e 98457-1254.


 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos