GRParaná
MENU

UMUARAMA

Redação
25 de março de 2024, 17:58

Surto de Dengue em Umuarama: Número de Casos Continua a Aumentar

Mesmo com alta incidência, cidade ainda aguarda a chegada da vacina contra a doença.

 

 

 


O município de Umuarama enfrenta um significativo aumento nos casos de dengue, com 514 novos registros somente neste mês de março. Apenas na última semana, entre os dias 17 e 23, foram confirmados mais 124 casos, conforme relatado no Boletim da Dengue divulgado pela Vigilância em Saúde Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. É importante ressaltar que, até o momento, nenhum óbito pela doença foi oficialmente registrado no relatório de controle de arboviroses da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Dos 399 municípios paranaenses, 376 têm infestação do mosquito Aedes aegypti, evidenciando a dimensão do problema. No entanto, o índice de contaminação em Umuarama, de 0,4%, é considerado moderado em comparação com outras localidades, como Mariluz, onde a taxa já ultrapassou 15,5%, com três mortes oficialmente registradas.

Outros municípios da região também enfrentam situações alarmantes, como Alto Piquiri, Paranavaí, Perobal e Xambrê, com taxas de contaminação consideradas elevadas. A situação se agrava diante do número de óbitos registrados no estado, totalizando 60 neste ano, com destaque para Londrina e Apucarana, que lideram as estatísticas.

Apesar da urgência da situação, Umuarama não está incluída na lista de municípios que receberão vacinas contra a dengue, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza. O foco da distribuição está nos locais com maiores índices de infestação e infecção. O ambulatório de dengue, inaugurado em fevereiro, já atendeu milhares de pessoas com sintomas da doença, mas a chegada das vacinas ainda é aguardada.

É fundamental que a população mantenha-se vigilante e tome medidas preventivas para evitar a propagação do mosquito transmissor da dengue. O ambulatório de dengue continua operando normalmente, oferecendo atendimento e orientações à população, inclusive durante o feriado.


Quinta-Feira Santa (28) e da Sexta-Feira da Paixão (29), das 7h às 19h, sem interrupção para o almoço”

SERVIÇO – AMBULATÓRIO DE DENGUE – Unidade de Saúde Posto Central – Avenida Dr. Angelo Moreira da Fonseca n° 736 (ao lado do Pronto Atendimento) – Telefones: (44) 2030-3469 e (44) 98457-1830 – Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 19h.

 


 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos